ULisboa pede Cartão de Cidadão e de Estudante na compra de senhas da Cantina Social do IST

Autoria: Ângela Rodrigues (LEFT)

A partir de dia 16 de dezembro, para adquirir senhas de refeição na Cantina Social do IST, para além do NIF, é necessária a apresentação do Cartão de Cidadão e Cartão de Estudante.

Após os estudantes terem sido informados no final da semana anterior que a compra de senhas passaria a ser efetuada após apresentação do Cartão do Cidadão e Cartão do Técnico, o Diferencial contactou os Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa (SASUL), questionando o que levou à mudança, sendo que desde setembro é necessário apresentar o NIF, para garantir que só a refeição dos estudantes da Universidade de Lisboa está a ser financiada pelos SASUL.

De acordo com Alice Pires, Coordenadora do Núcleo de Alimentação, a apresentação dos dois cartões (cidadão e estudante) surge da necessidade de se verificar se o consumidor é beneficiário da refeição social, já que, “por razões desconhecidas, um número crescente de consumidores apresenta cartões de aluno, mas fornece números de contribuinte pertencentes a pessoas que, frequentemente, não têm vínculo com a ULisboa.”

Apesar de inicialmente os funcionários da Cantina Social terem informado que era necessária a apresentação do Cartão do Técnico, Alice Pires esclareceu que o cartão a ser apresentado é o de Estudante, garantindo que “mesmo que o NIF seja de alguém externo ao Técnico, através da análise do ficheiro SAFT (Standard Audit File for Tax Purposes), é possível verificar se a pessoa é um estudante ou outro membro da comunidade académica [da ULisboa] elegível para usufruir da refeição a preço social, devidamente subsidiada.” 

Quanto à utilização da Cantina Velha, qualquer aluno que possua o cartão da ULisboa continuará a ter acesso à refeição social, sendo que “essa regra permanece inalterada e não se antevê a sua alteração.”

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