Semana Empresarial e Tecnológica traz mais de 50 empresas ao Taguspark

Autoria: Miguel Laurito (LEE)

A Semana Empresarial e Tecnológica 2024 do Instituto Superior Técnico – Taguspark decorreu entre os dias 26 e 29 de fevereiro no campus Taguspark. O evento foi organizado pelo Laboratório de Apoio à Gestão de Atividades Extracurriculares dos Estudantes (LAGE2), sendo um dos dois eventos englobados nas Técnico Career Weeks que aconteceram no campus Taguspark. Contaram com a presença de mais de 50 empresas.

Ao longo dos quatro dias, diversas empresas e instituições marcaram presença, através de bancas, workshops, palestras e speed interviews, com a intenção de dar a conhecer aos estudantes o mundo empresarial e prepará-los para o mesmo, somando um total de 8 palestras, e 11 workshops, participados e realizados por diferentes empresas. Para incentivar a participação nas atividades, a organização ofereceu prémios diários,  prémios por atividade e um sistema de pontos que dava ao participante 10 pontos por cada banca visitada, 20 por palestra, 30 por speed interview e 40 por workshop atendido. A cada 40 pontos, os participantes podiam girar a roda da sorte para receber um prémio aleatório.

Organização SET

A maior parte das empresas e instituições só participaram um dia na feira de empresas, que ficou marcada pela elevada rotatividade e diversidade nos setores representados. À diferença de outros eventos das Técnico Career Weeks, não houve presença de nenhum núcleo, projeto ou clube do Técnico, exceto o LAGE2, o Núcleo organizador do evento.

Apesar de a maioria das empresas serem dos setores de tecnologia da informação, finanças e consultoria, também estavam presentes empresas e institutos de investigação do setor dos semicondutores, da construção civil, da indústria e de desenvolvimento de software.

Organização SET

Para quem participou nos workshops, foi-lhes disponibilizado um espaço de coffee break, para além dos prémios de atividade, e, nas speed interviews, os representantes das empresas participantes davam sugestões aos entrevistados de como melhorar a apresentação do pitch, acompanhadas de uma avaliação por pontos nas diferentes características do mesmo.

Não houve sessão de encerramento devido à ausência do Prof. Rogério Colaço.