Técnico Innovation Center só estará aberto 24 horas no próximo ano letivo

Autoria: Filipe Valquaresma (MEAer)

Inaugurado em sessão pública a 18 de outubro de 2023, o Técnico Innovation Center (TIC) prometia ser “o maior espaço de estudo 24h para estudantes universitários do país”. Quatro meses depois, a 4 de janeiro de 2024, abriu pela primeira vez aos estudantes na sua “primeira fase”, tendo a sala de estudo um funcionamento entre as 8h e as 20h: este será o modo de funcionamento, pelo menos, até ao final deste ano letivo. 

O funcionamento contínuo do espaço ainda não é possível por duas razões, a primeira é a falta de licenciamento municipal para operar durante a noite. Para além disto, a atual inexistência de uma equipa de gestão do TIC, que ainda não foi constituída, impossibilita a operação em pleno. Esta equipa será responsável pela segurança e manutenção do espaço.

Quando estiver em pleno funcionamento, a sala de estudo irá substituir o atual espaço 24h que se situa no pavilhão de civil, o que irá permitir efetuar manutenção e melhorias nestas salas que, em muitos casos, estão já degradadas e sem as condições ideais para atividades letivas. Uma vez intervencionadas, estas salas voltarão a ser destinadas a aulas, minorando os constrangimentos de espaço atualmente verificados. 

Desde a sua inauguração, o TIC tem vindo a ser utilizado nas suas diversas valências: acolheu várias feiras de emprego e conferências estudantis no seu espaço polivalente, a esplanada do café Jeronymo está habitualmente ocupada por lisboetas que aproveitam o sol, e é progressivamente mais difícil arranjar lugar para estudar à medida que se aproximam os exames.

Técnico Innovation Center. Fotografia: Instituto Superior Técnico

Neste processo gradual de relocalização do espaço 24 do IST, está previsto que não haja qualquer diminuição de capacidade, mesmo com o encerramento de salas do pavilhão de Civil para intervenção. A primeira sala a ser intervencionada será a do aquário, seguida de outras salas nesse corredor.

A operar atualmente mediante a apresentação de cartão de estudante ao segurança, serão ativadas as cancelas automáticas que se encontram já instaladas, permitindo a qualquer estudante da ULisboa aceder com o seu cartão.

Quando estiver a operar em contínuo, a sala de estudo do Técnico Innovation Center será a maior deste tipo em todo o país, com mais de 550 lugares de estudo. Esta sala de estudo está aberta apenas a alunos do IST e da restante Universidade de Lisboa, ao contrário do atual espaço 24 de Civil que está também aberto a “alunos de outras universidades de Lisboa”.

Técnico Innovation Center. Fotografia: Instituto Superior Técnico

2 comentários

Leave a Reply