Autoria: Mariana Lameiro (Estudos Gerais)
No passado dia 11 de junho, o Técnico Solar Boat (TSB) apresentou o seu protótipo mais ambicioso, São Gabriel 01, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico (IST), numa sessão que contou com a presença de estudantes, dos patrocinadores, do presidente do IST, o professor Rogério Colaço, e do Almirante Gouveia e Melo. Movido a energia solar e, futuramente, a hidrogénio, foi concluído a tempo do Monaco Energy Boat Challenge, que irá decorrer na primeira semana de julho. Irá competir, pela primeira vez, na classe SeaLab.
No verão de 2022 nascia aquele que viria a tornar-se o novo amor do TSB. Após “uma década de compromisso para com a mobilidade sustentável”, o TSB apresenta o São Gabriel 01, que é o seu maior protótipo até à data.
Este modelo é de muito maior porte que os projetos anteriores, e por isso exige mais potência e uma estrutura maior e mais complexa. Inicialmente projetado com uma fuel cell (célula a combustível de hidrogénio), esta ideia teve que ser temporariamente abandonada, devido ao seu custo proibitivo e aos desafios técnicos, optando por uma versão elétrica, o que revela a “grande capacidade de adaptabilidade e resiliência da equipa”, como mais tarde denotou o presidente do IST.
No entanto, fazem votos de recuperar o conceito a hidrogénio quando o financiamento o permitir, o que esperam que aconteça já no próximo ano, revela a equipa. O São Gabriel é uma prova de conceito funcional, com um novo sistema elétrico de alto desempenho, bem como uma integração modular que permite acrescentar o hidrogénio.
Principais Etapas
A criação dos moldes começou em dezembro de 2022 e a infusão do casco foi concluída em março de 2025. Seguiu-se uma construção em sprint, onde vários membros do núcleo trabalharam incansavelmente durante vários dias seguidos, no Campus Tecnológico e Nuclear (CTN), onde atualmente se localiza a oficina principal do TSB, para executar: o assentamento do barco, a implementação dos sistemas, os acabamentos e integração dos vários equipamentos.
Sistema Elétrico do São Gabriel
A limitação orçamental, aliada à elevada complexidade da estrutura técnica, levou a equipa a optar este ano por lançar uma versão totalmente elétrica. A escassez de tempo e mão de obra foram também fulcrais na tomada desta decisão. A bateria de baixa tensão, de 43.2 V e 5.9 kVA, do São Gabriel é alimentada por painéis solares feitos pela própria equipa, de aproximadamente 2 m².