No passado dia 16 de setembro, realizou-se no campus do Taguspark do Instituto Superior Técnico o primeiro encontro de Alumni da especialização em Jogos do mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, celebrando os 9 anos de existência e a passagem de mais de 280 alunos, agora ancorados no tecido empresarial português, pelas unidades curriculares oferecidas.
Espero um dia ter uma carreira ao nível dos alumni dos painéis, de modo a ser convidado para o meu próprio painel.
Carlos Margarido
O encontro teve a participação de 50 alunos que assistiram às apresentações de: André Almeida, aluno de 2008 e hoje game designer independente com vários jogos internacionalmente reconhecidos no mercado; Daniela Fontes, aluna de 2013 que se deslocou da sua startup Coimbrã focada em Realidade Virtual para partilhar a sua experiência no evento; e Nuno Monteiro, aluno saído em 2008 e que esteve ligado à evolução de vários grandes nomes da indústria portuguesa de videojogos.
Os presentes tiveram ainda o privilégio de visitar o novo espaço do Laboratório de Jogos do IST e participar (de uma forma fortemente interativa, não fosse um evento sobre videojogos!) num painel composto pelos oradores e mais dois antigos alunos: Miguel Tomás, aluno de 2013 e sócio fundador da Bica Studios e Pedro Engana, aluno saído em 2014 e correntemente na Miniclip. Suportado por perspetivas cruzadas sobre 9 anos de ensino e estudo de videojogos no ISt, o painel abordou o passado, o presente e o futuro da especialização em jogos e discutiu o formato do próprio encontro de Alumni. Vários participantes decidiram prolongar a experiência e prosseguir a discussão dos diversos tópicos ao jantar. A reportagem fotográfica ficou ao encargo do LAGE2.
Encontro necessário para todos aqueles que pretendem seguir a Área de Jogos.
Pedro Saldanha
O nível de participação dos alunos dos vários anos que passaram pela especialização de jogos tornou claro que este é um evento que todos desejam ver repetir regularmente. Em particular, no próximo ano, a especialização faz um década de existência e será um evento com uma carga muito especial.
Texto: Prof. Carlos Martinho