O que preciso de saber sobre o Voto Antecipado?

Autoria: André Santos (MEEC)

No dia 18 de maio, realizar-se-ão eleições com o objetivo de eleger o governo da 17ª legislatura, que sucederá o atual governo chefiado por Luís Montenegro. Se és estudante deslocado, poderás optar pelo voto em mobilidade. Explicamos-te aqui como.

Um ano após as últimas eleições legislativas, o povo português é de novo convocado às urnas para eleger os membros da Assembleia da República. 20 forças políticas concorrem aos 230 lugares disponíveis.

Se no dia 18 de maio estiveres fora do teu local de recenseamento (que podes consultar aqui [1]) poderás realizar o voto antecipado em mobilidade, devendo ser realizado um pedido no website [2], por via postal ou na secretaria geral do Ministério da Administração Interna entre os dias 4 e 8 de maio. Este, por sua vez, permite a realização do voto com uma semana de antecedência, no dia 11 de maio, numa mesa escolhida pelo eleitor. Existirá uma mesa de voto antecipado em cada município do continente e das Regiões Autónomas.

O voto antecipado no estrangeiro pode ser realizado entre 6 e 8 de maio [3] por quem se encontra inerente a funções públicas ou privadas, em representação oficial da seleção nacional, estudantes, docentes ou investigadores em instituições de ensino superior, doentes em tratamento ou a acompanhar alguém em qualquer uma destas situações. 

Referências:

[1] https://www.recenseamento.pt (Acedido a 01-05-2025)

[2] Voto Antecipado (Acedido a 24-04-2025)

[3] Voto Antecipado – Eleitores Deslocados no Estrangeiro (Acedido a 24-04-2025)

Leave a Reply