Inaugurada nova Residência na Cidade Universitária

Autoria: Ângela Rodrigues (LEFT)

No passado dia 24 de novembro, foi inaugurada a nova Residência Universitária António Cruz Serra, situada na Cidade Universitária. A cerimónia contou com a presença de figuras como o Reitor da Universidade de Lisboa, o Primeiro Ministro, o Presidente da Câmara de Lisboa, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, entre outros. Este edifício é o primeiro do novo complexo residencial da Universidade de Lisboa, permitindo aumentar o número de camas de 1145 para 1480.

Com 335 camas distribuídas por 240 unidades de alojamento, o que corresponde a uma área de 10296,11m² [1], a residência permite aumentar o número de camas de 1145 para 1480. Cada piso conta com 48 quartos de duas tipologias (individuais e duplos), 2 kitchenettes e 2 lavandarias. A residência tem também espaços dedicados ao convívio, salas de estudo e uma enfermaria

A cerimónia de inauguração iniciou-se com a chegada dos membros de Estado à residência, seguindo-se uma atuação da Barítuna (Tuna Feminina da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa).

Antes dos discursos, foi dada a oportunidade aos presentes de visitarem o segundo piso da residência, onde se puderam observar as condições em que já vivem cerca de 150 estudantes e entrar nos diferentes espaços.

A gestão da residência será assegurada pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa. Nos seus discursos, o Reitor da Universidade de Lisboa e o Primeiro Ministro referiram a importância de assegurar condições para que cada vez mais estudantes tenham acesso ao Ensino Superior, indicando que atualmente uma das maiores barreiras está associada ao custo do alojamento. O Presidente da Câmara de Lisboa sublinhou ainda que a Câmara já aprovou mais de 2500 camas, sendo que o objetivo é acima das 10000. Falou também de planos para estes aumentos, como a construção de 2 edifícios em Marvila e a cedência de um terreno à Junta de Freguesia de Benfica.

Este projeto está associado ao Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, no âmbito da disponibilização de alojamento para estudantes do ensino superior a custos acessíveis, através da intervenção em 15000 camas até 2026. Este é o primeiro dos três edifícios que irão constituir o novo complexo residencial para estudantes da Universidade de Lisboa, com uma capacidade total para 901 estudantes. Com a conclusão do complexo, prevê-se que sejam atingidas as 2046 camas [2].

A empreitada total do projeto foi financiada ao abrigo do Plano de Resolução e Resiliência (PRR), sendo que do investimento total estimado de 13.200.000,00€, 10.232.575,00€ são provenientes do PRR [1].

[1] SASUL – Nova residência de estudantes da Universidade de Lisboa [Acedido pela última vez a 27/11/2023]

[2] SASUL – Inauguração da nova residência de estudantes [Acedido pela última vez a 27/11/2023]