Job2BE – Semana de Biomédica

Autoria: Constança Fernandes (LEBiol)

A Job2Be – Semana da Biomédica 2024 é um evento coorganizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (NEBM-IST) que, durante os dias 4 a 6 de março, visou estreitar a relação entre a comunidade académica, científica e o mundo empresarial, assim como divulgar o trabalho desenvolvido atualmente na área da Engenharia Biomédica [1].

Nesta 3ª edição da Job2Be, houve uma mudança estratégica na seleção dos temas e palestrantes. Segundo os presidentes, Daniela Ferreira, Marta Alves e André Pestana, “ao contrário dos anos anteriores, onde, para as quatro palestras que decorreram, tentámos que o tema de cada uma correspondesse a cada perfil de mestrado em Engenharia Biomédica do IST, (este ano) tentámos organizar palestras que destacassem a complementaridade entre os quatro perfis. Após a escolha dos temas, os oradores foram escolhidos de acordo com os seus percursos académicos e profissionais, tendo especial relevância o contributo para o tema em discussão.”

Os temas selecionados para as palestras abordaram uma ampla gama de assuntos, desde palestras sobre Mobilidade Assistida, com avanços em neuropróteses que utilizam inteligência artificial para restaurar o movimento dos membros inferiores, aplicações da impressão 3D, Engenharia de Tecidos, terapias inovadoras até ao uso de biomateriais. A palestra “Nova Era da Saúde” destacou os benefícios dos wearables – dispositivos como relógios ou pulseiras inteligentes – e a telemonitorização – que garante o acompanhamento remoto dos sinais vitais. Nesta palestra, ficou a conhecer-se mais sobre o LAMPSY: um aparelho de deteção automática por vídeo de crises epilépticas, que preserva a privacidade dos pacientes por raíz. Também se discutiram projetos como o Digital Surgery LAB do Centro Clínico Champalimaud que combina inteligência artificial e realidade aumentada para desenvolver novas soluções para o tratamento do cancro de mama.

Palestra “A Nova Era na Saúde | Wearables & Telemonitorização”, Centro de Congressos. Fonte: Equipa de Imagem da Job2be

Os workshops oferecidos abordaram desde tecnologias emergentes até técnicas cirúrgicas avançadas e inovação na indústria de dispositivos médicos, sendo que o evento que registou uma notável adesão foi o workshop “Técnica Cirúrgica – Volar-e” proporcionado pela Astrolabe Medical onde se discutiu o procedimento cirúrgico projetado para corrigir fraturas do rádio distal.

Palestra “Técnica Cirúrgica – Volar-e”. Fonte: Equipa de Imagem da Job2Be

Os desafios enfrentados na organização da Job2Be não foram poucos. Segundo os presidentes da Job2Be, a busca por inovação temática e a gestão dos apoios, exigiram esforços excecionais. “Uma vez que apenas se trata da 3.ª edição (2.ª presencial), os apoios que estão estabelecidos e cimentados ainda estão numa fase inicial, pelo que tivemos de andar contra a corrente para conseguir os gerir da melhor forma”.

Apesar das dificuldades, em relação ao ano anterior, diversas novidades marcaram esta edição da Job2Be, desde um novo local para o evento – Centro de Congressos e átrio do Pavilhão de Civil – a uma sessão alumni “acolhedora e sincera”, e a introdução de um sistema de pontos onde os participantes acumulavam pontos com base nas atividades em que participavam, com a hipótese de ganhar prémios.

Assim, a Job2Be – Semana da Biomédica 2024 encerrou as atividades da sua 3ª edição. “A expectativa para o ano é continuar a crescer e, para isso, vamos continuar a desenvolver estratégias para cativar os alunos e transmitir a enorme importância deste tipo de eventos como complemento ao percurso académico de cada um. Além disso, esperamos também evoluir no nosso posicionamento junto de empresas da área Biomédica”.

[1] Job2Be [Acedido a 13 de março de 2024]