OLEV, Online Electric Vehicle

Uma cidade da Coreia do Sul lançou o primeiro autocarro eléctrico capaz de recarregar as suas baterias em andamento, captando energia do asfalto.

Numa época em que a grande maioria das cidades do mundo se tenta adaptar à utilização de um serviço de transporte público eléctrico, que seja mais eficiente, barato e sustentável, a Coreia do Sul encontra-se já um passo à frente, desenvolvendo formas de recarregar as baterias desses transportes durante a sua circulação.

Criado pelo Instituto Sul-Coreano de Ciência e Tecnologia, KAIST, este sistema baseia-se na utilização de cabos subterrâneos de forma a criar um campo magnético, do qual o veículo extrai a energia necessária para o seu funcionamento. O projecto OLEV (Online Electric Vehicle), dispensa o uso de pesadas baterias, poupando ainda no tempo necessário para as carregar, aproximadamente 10 horas.

Os cabos subterrâneos, que podem ser instalados em todo o trajecto, ou somente em zonas específicas (semáforos), accionam o campo magnético apenas quando é detectada a presença do veículo. Desta forma o sistema consegue apresentar uma eficiência na transmissão de energia de 80%.

O director do projecto, Cho Dong-ho, revela que o principal objectivo no desenvolvimento deste tipo de veículos está no seu contributo para o crescimento nacional.

“O nosso principal objectivo no desenvolvimento destes veículos é o de contribuir para o crescimento nacional, tornando-os disponíveis no mercado e ajudar na criação de um inovador sistema de transporte eco-friendly, que levará à criação de novos postos de trabalho”, afirmou.

Esta tecnologia encontra-se actualmente a ser desenvolvida também para veículos pessoais, sendo o projecto dirigido pela mesma empresa.

 

evcharge02-1363111346670

Este artigo foi redigido fora do abrigo do novo acordo ortográfico.


Texto: João Alves