Autoria: Catarina Oliveira (LEFT), Maria Abrantes (LEFT)
São vários os fatores que fazem um livro, um filme, um jogo prevalecer por várias gerações. A franquia de jogos Super Marios Bros continua a ser um marco na infância, adolescência e até na vida adulta de muitas pessoas em todo o mundo. As melodias cativantes e memoráveis da sua trilha sonora remetem à década de 80, com influências de diversos géneros musicais, característicos da época. Mas qual a verdadeira relevância da experiência auditiva para os jogadores?
O fenómeno internacional estreou-se em 1985, no Japão, e, posteriormente, nos EUA, com assinatura da empresa Nintendo, no seu emblemático jogo: Super Mario Bros. Neste, os jogadores controlam o Mario ou o seu irmão Luigi (no modo multiplayer), dois canalizadores que exploram o reino dos Cogumelos para resgatar a sua princesa, Peach. Os movimentos das personagens são observados lateralmente, enquanto evitam obstáculos como inimigos e fossos, auxiliados por power-ups que podem ser adquiridos à medida que o jogador avança no nível.
O Super Mario é considerado um dos melhores videojogos de todos os tempos, com mais de 800 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Afinal, o que torna o bestseller tão impactante?
Parte de que torna o jogo tão marcante é a sua trilha sonora, da autoria de Koji Kondo. O rock, o jazz, a japanese fusion e o género latino – incluindo músicas portuguesas – foram algumas das influências do compositor japonês e atual diretor de som da Nintendo. Após a sua contratação, cerca de 1 ano antes da estreia de Super Mario Bros, Kondo tornou-se na primeira pessoa na Nintendo a especializar-se em música de videojogos. Adicionalmente, o tema principal do Super Mario Bros, “Ground Theme”, foi escolhido em 2023 pela U.S. Library of Congress para ser preservado no Registo Nacional de Gravações, tornando-se na primeira música de um videojogo a alcançar tal feito.
Os temas para o Super Mario Bros foram compostos de modo a refletir os movimentos que caracterizam a experiência física do jogador. Isto segue a ideologia de Shigeru Miyamoto (produtor e designer de videojogos), tendo sido adotada por Koji Kondo: os elementos auditivos de um jogo devem estar sincronizadas com os visuais. Desta forma, todas as músicas para o Super Mario Bros foram compostas por Koji Kondo, enquanto o mesmo experimentava o videojogo. De facto, a música varia consoante o ambiente em que a personagem principal se encontra. Por exemplo, nadar debaixo de água é acompanhado de tons suaves e em legato (as notas são tocadas sem pausas entre elas, como se estivessem ligadas), que contrastam totalmente com o som do baixo com notas curtas e separadas entre si, tocadas em staccato, que seguem a personagem nas suas viagens debaixo de terra.
Que músicas se escondem por detrás de Super Mario?
Os interesses musicais de Kondo desempenharam um papel central no seu processo criativo. O principal ingrediente no “Ground Theme”, o tema principal de Super Mario Bros, é o jazz de fusão, particularmente inspirado em “Sister Marian”, lançado em 1984 pela banda T-SQUARE. O próprio compositor afirmou que o tema do Overworld pode evidenciar a influência desta banda. É também possível destacar o impacto de outras músicas para certos temas: “Summer Breeze” (Piper, 1983), para o tema Super Star, que surge quando o Mario detém o power-up da estrela, e “Let’s Not Talk About It” (Friendship, 1979), para o tema do Underworld. Todos estes exemplos evidenciam que o jazz é o pilar da banda sonora do videojogo Super Mario Bros; no entanto, são de importante menção algumas bandas de rock como Deep Purple, Yes e Emerson, Lake & Palmer.
O trabalho de Koji Kondo em Super Mario Bros foi uma das principais forças que tornou as composições uma parte integral e dinâmica dos videojogos, permitindo às músicas moldarem-se à ação do jogo. Ainda que a sua composição tenha apenas envolvido um pequeno teclado, a criatividade do compositor japonês, aliada às suas diversas influências musicais, tornam os temas de Super Mario Bros inesquecíveis para qualquer um.
Referências:
[1] Entrevista a Koji Kondo, 2001
[2] Ground Theme, Super Mario Bros
[3] https://www.wired.com/2007/03/behind-the-mario-maestros-music/