Nota Editorial

Autoria: Editor do Diferencial, Francisco Raposo (MEFT)

No passado dia 18 de outubro de 2024, em Assembleia Geral de Alunos (AGA), foi aprovada uma série de alterações ao Regulamento Geral das Secções Autónomas (RGSA), em particular no Artigo 7º, referente à atividade regular das Secções Autónomas (SA). No passado, esse artigo instituía que o material publicitário divulgado pelas SA em cartazes e nas redes sociais teria de vir acompanhado pelo símbolo da Associação de Estudantes do IST (AEIST). Por não se tratar de publicidade, os nossos artigos não estavam visados. Com as recentes alterações, pelo contrário, não só passou a ser obrigatório que as SA (entre as quais se inclui o Diferencial) apresentem o logótipo da Associação de Estudantes do IST em todo o seu material de divulgação físico e digital sempre que o logótipo da SA esteja presente, como também é agora imposto que a AEIST seja mencionada na bio das páginas de redes sociais das SA.

Sob esta restrição, já que não colocar o logótipo do Diferencial nos artigos do jornal seria um contrassenso, não resta alternativa ao jornal senão começar a apresentar o logótipo da AEIST em todos os materiais jornalísticos publicados. Por isso, o editor do jornal vem por meio desta nota editorial clarificar os nossos leitores:


Não somos a Direção da AEIST. Não somos um órgão de comunicação institucional da AEIST nem dos seus dirigentes. 

Enquanto jornal, temos como objetivo informar a comunidade estudantil do Técnico acerca dos acontecimentos e problemáticas que mais lhe afetam e, por vezes, essa missão passa exatamente por escrutinar a ação da AEIST e dos seus órgãos diretivos e fiscalizadores, mesmo que, enquanto estudantes, pertençamos à AEIST. Como tal, perante esta ambiguidade, na nossa opinião desnecessariamente imposta, entre a imagem do jornal e a sua digna missão, queremos assegurar os leitores da nossa isenção no que diz respeito aos órgãos eleitos da Associação de Estudantes, reforçada pelo nosso regulamento, o qual não permite a qualquer membro da Direção da AEIST exercer o cargo de Editor ou Diretor do jornal. Apesar de reconhecermos a diferença que existe entre a AEIST e a sua Direção, é do nosso parecer que esta medida pode transparecer um vínculo incorreto entre o jornal e a Direção da Associação, podendo confundir os leitores acerca da imparcialidade do Diferencial. O nosso estatuto enquanto Secção Autónoma da AEIST é, para nós, mais que um simples nome. 

Pelo Diferencial,

O Editor do Diferencial

Francisco Raposo

A Direção do Diferencial
Beatriz Dinis
Filipe Valquaresma
Francisco Ferreira

Leave a Reply