Preço da refeição social na ULisboa sobe para 3€

Autoria: Diogo Faustino (MEAer)

A partir do dia 1 de outubro de 2023, a refeição social para os estudantes da Universidade de Lisboa é atualizada para o valor unitário de 3,00€, garantiu o Núcleo de Alimentação dos Serviços de Ação Social da ULisboa, em declarações ao Diferencial. 

O preço máximo da refeição subsidiada no âmbito do sistema de ação social do ensino superior está previsto no artigo 2º da lei n.º 71/2017, de 16 de agosto, e é fixado anualmente em 0,63% do Indexante de Apoios Sociais (IAS) em vigor no início de cada ano letivo. Em 2023, o IAS sofreu o maior aumento desde que este indexante foi criado.

Devido à subida generalizada de preços, os estudantes têm recorrido mais às cantinas, como a “Cantina Velha” da Universidade de Lisboa, que servia cerca de 400 refeições diárias e agora rondam as 1600, segundo declarações de Hélder Semedo à Agência Lusa.

A afluência à Unidade Alimentar do Técnico na Alameda também não mostra sinais de abrandar, assistindo-se rotineiramente à formação de uma longa fila de estudantes que permanece durante a maioria do horário de serviço de almoços. Para muitos dos alunos da Alameda, é a única opção alimentar saudável com um preço reduzido, pelo que este aumento representa uma despesa acrescida, mas inevitável, nas suas carteiras.

Leave a Reply