Equipa de Basquetebol traz duas medalhas para o Técnico

Autoria: Rúben Sousa (LEAer)

Na passada quinta-feira, 21 de março, deu-se por concluída a fase final do Campeonato Universitário de Basquetebol de Lisboa, das categorias Masculino e Feminino. A equipa feminina do IST alcançou a final, a qual  venceu frente ao AEISCTE por 60 a 58, e a equipa masculina alcançou as semifinais, tendo posteriormente conquistado o 3º lugar, frente à NOVA por 64 a 49 [1].

As duas equipas representaram o Instituto Superior Técnico no Campeonato Universitário de Lisboa, na modalidade de basquetebol, numa tentativa de alcançar a fase seguinte da competição: o campeonato nacional;  apenas a equipa vencedora de cada categoria tem essa oportunidade, como foi o caso com a equipa feminina do Técnico [2].

O NBIST (Núcleo de Basquetebol do IST) foi formado em 2013 com o objetivo de proporcionar aos alunos do Técnico a oportunidade de praticar basquetebol durante o seu percurso académico, inclusive nas competições mais prestigiadas do país [3]. De facto, não é tarefa fácil gerir uma equipa académica, dada a recorrente entrada e saída de alunos, o que exige uma forte capacidade de adaptabilidade de núcleos como o NBIST, e dificulta a preparação para os campeonatos anuais em que competem. No entanto, apesar das adversidades enfrentadas, isso não impediu as equipas do IST de competirem arduamente por um lugar no pódio da temporada de 2023/24, em duas partidas severamente contestadas. Destaca-se que, no final da competição feminina, a atleta da AEIST Joana Mendes foi condecorada com o prémio de MVP do torneio feminino.

Joana Mendes – MVP Basquetebol Feminino CUL 2023/24
Fotografia: ADESL [4]

Segundo as palavras de alguns membros das equipas, que se disponibilizaram para responder a algumas perguntas do Diferencial, o esforço das equipas e dos treinadores valeu a pena.  Relativamente às partidas disputadas no dia: “A equipa entrou bastante forte, […] tínhamos um plano, seguímo-lo e correu bem. Foi um jogo muito bom de equipa, […] toda a gente vinha do banco sempre com muita energia” , afirmou o atleta João Félix. Já para a atleta Inês Mendes, a chave para o sucesso e consistência da equipa deve-se ao facto de que “toda a gente contribui, confiamos umas nas outras e isso depois faz a diferença […]”. Relativamente à posição do Técnico nas competições, o treinador João Loff descreve-o como “… muito bem representado nas fases finais”. Sobre o que se poderá esperar da próxima fase que enfrentará a equipa feminina do AEIST, a atleta Iris Mendes acredita que “Vamos continuar a trabalhar como temos feito até aqui […]. O nosso objectivo é ganhar e ganhar e continuar a evoluir a cada jogo, a cada treino para sermos uma equipa mais forte”. Numa última declaração, o treinador da equipa masculina, João Loff, apelou à comunidade :“Convido toda a gente a vir ver um treino nosso, a intensidade que viram hoje no jogo é a mesma que colocamos em cada treino. […] Somos muito unidos, sabemos que estamos todos a remar para o mesmo lado”.

O Técnico aguardará  agora pelo Torneio Nacional de Basquete Feminino, no qual a equipa da AEIST estará presente. Esta etapa, qualificatória para a posterior fase internacional, será em Aveiro, de 22 a 26 de abril [5].

[1] Publicação da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa [acedido a 24-03-2024]

[2] FADU – Promoção da Prática Desportiva – Desenvolvimento da Atividade Interna [acedido a 24-03-2024]

[3] NBIST | nbistecnico [acedido a 24-03-2024]

[4] Publicação da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa [acedido a 24-03-2024]