Rogério Colaço recandidata-se a Presidente, sem adversários

Autoria: Filipe Valquaresma (LEAer)

O candidato único a presidente do IST para o quadriénio 2024-2027 é o professor Rogério Colaço, atual detentor do cargo desde 2020. A candidatura foi admitida pelo Conselho de Escola no passado dia 8 de novembro.

No passado dia 9 de novembro, a comunidade do IST conheceu a deliberação do Conselho de Escola sobre as candidaturas admitidas à eleição para Presidente, através de comunicado enviado via webmail relativo à reunião do dia anterior [1]. Houve uma única candidatura: a do atual presidente desde 2020, Professor Rogério Colaço.

O calendário eleitoral, aprovado em junho deste ano, previa que os putativos candidatos submetessem à apreciação do Conselho de Escola as suas candidaturas entre os dias 2 e 31 de outubro.

Rogério Colaço, presidente do IST desde 2020, nasceu em Soure, Portugal, no ano de 1968. O seu percurso académico, que se desenrolou inteiramente no IST, inicia-se em 1986, tendo-se licenciado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais em 1991. Obteve o seu doutoramento e agregação em 2002 e em 2012, respectivamente, sendo professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) desde 2014.

A candidatura única apresenta-se como um projeto de continuidade dos “projetos e linhas de ação planeadas (…) ou já lançadas durante o mandato que agora termina”, sob o lema “Todos Somos Técnico: um compromisso com o futuro”. Pretende atingir cinco grandes objetivos:

• Melhorar as condições de estudo, trabalho e desenvolvimento de carreira de toda a comunidade do IST,
  • Adequar o ensino do IST às profundas mudanças tecnológicas e sociais que atualmente vivemos,
  • Reforçar e amplificar as condições para a prossecução da investigação no IST ao mais alto nível,
  • Abrir o Técnico à sociedade e ao tecido económico e empresarial, quer através da promoção da investigação e dos projetos desenvolvidos pelos núcleos de estudantes, quer através da rede de parceiros do IST, e
  • Dar continuidade ao plano de investimento na infraestrutura do IST, modernizando-a e tornando-a mais sustentável.

O candidato, Rogério Colaço, será ouvido pelos Órgãos de Escola competentes, em duas sessões de audição: pela Assembleia de Escola, na próxima quarta-feira, dia 22 de novembro, aberta à comunidade IST, e pelo Conselho de Escola, em reunião fechada, no próximo dia 30 de novembro.

O presidente do IST para o mandato 2024-2027 será, finalmente, eleito pelo Conselho de Escola em reunião fechada, em dezembro de 2023, tomando posse no início de 2024.

Mais informações sobre o processo eleitoral, incluindo os documentos que suportam a candidatura do Professor Rogério Colaço, podem ser encontrados no website Eleições.

[1] https://eleicoes.tecnico.ulisboa.pt/, acedido pela última vez a 16/11/2023