A Modernização da Linha de Cascais

Autoria: Sara Viegas (LEEC)

A Linha de Cascais, apesar de ser uma das linhas ferroviárias mais populares do país, é uma ilha no contexto da rede nacional: é antiga e tem tecnologia desatualizada. Em maio de 2023, a Infraestruturas de Portugal (IP) iniciou a obra de modernização da Linha. Neste artigo, exploramos os detalhes do empreendimento. 

Com cerca de 25 km de extensão e 17 estações e apeadeiros entre o Cais do Sodré e Cascais [1], a Linha de Cascais é a segunda linha ferroviária mais usada no país, transportando cerca de vinte mil pessoas todos os dias [2]. A maioria recorre ao circuito para comutar entre a casa e o trabalho. 

O desgaste da ferrovia, das estações e do resto dos ativos é um grave inconveniente ao interesse público. Como tal, o governo decretou que uma grande intervenção à linha era imperativa e encomendou-a à Infraestruturas de Portugal (IP). Pretende-se garantir uma melhoria das condições de segurança, da informação ao público e do acesso, mobilidade e conforto dos passageiros [3].

No total, a obra de modernização da linha de Cascais tem um custo associado de 75,6 milhões de euros [4]. O projeto está a ser financiado pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), pelo Portugal 2020 e pelo Fundo de Coesão da União Europeia.

Esta empreitada, que teve início em maio de 2023, tem como principal objetivo substituir a catenária da linha ferroviária que liga Cascais ao Cais do Sodré. O atual sistema de eletrificação funciona em corrente contínua com uma voltagem de 1,5 kV, o que o torna incompatível com o sistema implementado no resto da Rede Ferroviária Nacional, que funciona em corrente alternada a 25 kV e 50 Hz [5]. Assim, as obras de modernização prevêem a migração do atual sistema de eletrificação para 25kV, o que permitirá harmonizar as condições de exploração da linha e reduzir os custos energéticos.

Adicionalmente, o orçamento cobre também trabalhos de menor dimensão como a instalação de sistemas de videovigilância, intervenções para aumentar a segurança nas passagens de nível e um novo sistema de sinalização para o controlo da velocidade. Os utentes vão também beneficiar de um acréscimo do número de sistemas de informação ao público e de uma melhoria dos acessos a estações e apeadeiros para passageiros com mobilidade reduzida.

Todas estas alterações estão a ser realizadas com o propósito de diminuir a sinistralidade e o congestionamento do trânsito na região, diminuir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e diminuir os custos de operação. Estima-se que a migração do sistema de eletrificação irá resultar numa poupança em consumos energéticos de 50% [5].

A fim de perturbar o mínimo possível o dia a dia dos passageiros, a empreitada tem sido realizada por etapas. No passado dia 11 de março arrancou uma nova fase da obra [6]: começou a intervenção no troço entre Oeiras e Cascais. A fase anterior foi o mesmo tipo de atuação, mas sobre o troço entre Algés e o Cais do Sodré. Por esta altura, também estão abertos alguns concursos públicos para a implementação de certas partes do projeto como, por exemplo, o sistema de videovigilância.

No final das obras, que a IP prevê para dezembro deste ano, os atuais comboios a circular na linha de Cascais passarão a estar obsoletos. Uma encomenda foi feita para novas carruagens, compatíveis com a atualização da catenária. Contudo, estes comboios só chegarão no ano de 2026 [7]. Até lá, serão usados veículos emprestados de outros circuitos ferroviários.

A modernização da linha de Cascais surge no contexto do reforço da rede de transportes públicos de Lisboa e foi projetada com a expansão do metropolitano em mente. Em conjunto, estas duas grandes empreitadas vão beneficiar milhares de cidadãos residentes na área da Grande Lisboa, reduzindo a duração das comutações e proporcionando maior grau de conforto e conveniência.

Referências:

[1] Obras na Linha de Cascais | Infraestruturas de Portugal

[2] Vão começar as obras na Linha de Comboios | Câmara Municipal de Cascais

[3] Modernização da Linha de Cascais | CP

[4] Infraestruturas de Portugal avança com obras em 17 estações da linha de Cascais | Comboios | PÚBLICO

[5] Modernização da Linha de Cascais | Infraestruturas de Portugal

[6] Início da nova fase da modernização da Linha de Cascais | Infraestruturas de Portugal

[7] Linha renovada e comboios novos em Cascais em 2026 | Expresso

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