Autoria: Laura Ildefonso (LMAC)
Nos passados dias 14 e 15 de fevereiro, o Museu de Civil acolheu a exposição da Revista Técnica, organizada pela AEIST, na qual foi apresentada a recém publicada 506ª edição da Revista Técnica e celebrada a sua quase centenária história. O evento contou com reflexões históricas, trocadas entre o professor Rogério Colaço e Isabel Marcos, Coordenadora da Biblioteca do IST, e também com a apresentação de alguns dos artigos presentes na mais recente edição da revista.
A Revista Técnica conta já com 506 edições, tendo a primeira sido publicada pela AEIST em dezembro de 1925, com o fim de facilitar o acesso a informação científica, técnica e económica aos estudantes. Segundo declarações de Guilherme Arroz, diretor da Técnica de 1968 a 1972, no podcast “110 Histórias, 110 Objetos”, “no início, a revista era dos estudantes do Técnico, e tinha muito de notícias sobre o Técnico, sobre o ensino, tinha muitos artigos de professores orientados para os estudantes” [1]; com o tempo, evoluiu para uma revista de artigos de carácter mais técnico, representativa do trabalho científico produzido por professores e engenheiros, maioritariamente do Técnico.
Após a sessão de abertura da exposição, pelo presidente Rogério Colaço, a coordenadora da Biblioteca do IST, Isabel Marcos, teve a oportunidade de apresentar a história da Revista Técnica, da qual se destacou o design da capa. Enquanto publicação estudantil, a redação da Revista Técnica dependeu de inúmeras gerações de estudantes, tendo por isso a sua periodicidade sido, por vezes, volátil; não obstante, a história da engenharia em Portugal fazia-se e a Revista Técnica documentava-a – num largo intervalo de tempo da vida da revista, o design da capa consistiu numa única imagem, fotografia ou desenho, principalmente técnico, de algum feito de engenharia ou desenvolvimento científico, tipicamente nacional e de relevância atual, contextualizada no interior da revista.
Foi só em 1984, que a Revista Técnica encontrou algumas dificuldades em prolongar o seu legado – instabilidades na estrutura organizacional da AEIST enfraqueceram a redação e gestão da revista, que, acopladas ao decréscimo das receitas publicitárias e falta de renovação do corpo estudantil da redação, levaram o então Diretor Interino Carlos Figueiredo a procurar o auxílio do professor Abreu Faro. Este, enquanto alumni, assumiu o cargo de Diretor Científico, o qual exerceu até ao seu falecimento, em 1999. Após 497 edições, a Revista Técnica entra num período de dormência.
Surgiram algumas tentativas de ressuscitar a Técnica, optando-se também por publicações em formato digital; o mais recente esforço começou em Novembro de 2021, dinamizado por Mariana Caldas, então coordenadora do pelouro da Ciência, Tecnologia e Mobilidade da AEIST, que reformulou a estrutura da revista para incluir “artigos mais curtos, escrita mais simples […] e ser montada de forma mais apelativa, para os estudantes terem mais interesse e quererem ler e conhecer o que é feito no Técnico” [1]. Em cada mandato que lhe seguiu foi publicada uma edição nestes mesmos moldes, disponível tanto em formato físico como digital. Na recém publicada edição 506 retoma-se o design de capa remetente a feitos atuais de engenharia – destaca-se o Técnico Innovation Center, inaugurado a 18 de outubro de 2023.
A exposição contou com apresentações dos artigos presentes na última publicação, por parte dos seus autores: destaca-se a do professor Mario Piccardo, do departamento de Física, que introduziu o seu artigo Exotic space-time structured light with a twist, exemplificando um processo de estruturação de luz com o uso da câmara de um telemóvel focada num CD.
Para promover a continuidade da revista, a AEIST convidou alunos e professores interessados em participar na Técnica a submeter artigos ou projetos para serem publicados na próxima edição. Pedro Monteiro, atual presidente da AEIST, deu a exposição por encerrada, convicto de que a história da Técnica não se dá ainda por terminada.
[1] 110 Histórias, 110 Objetos – A revista “Técnica” [Acedido pela última vez a 24/02/2024]
[2] Drive da AEIST – Técnica [Acedido pela última vez a 24/02/2024]