Materials Science Marathon cresce e duplica a sua duração

Autoria: Ângela Rodrigues (LEFT)

Durante os dias 16 e 17 de abril, realizou-se a sétima edição da Materials Science Marathon (MSM), no Anfiteatro Abreu Faro. As MSM são um evento inserido nas Técnico Career Weeks, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Materiais (NEMat), com o objetivo de dar a conhecer os caminhos que um engenheiro de materiais pode escolher após terminar o curso.

A cerimónia de abertura destas jornadas contou com a presença do presidente do Instituto Superior Técnico, o professor Rogério Colaço, de um dos coordenadores da licenciatura, o professor Augusto Moita de Deus, e dos coordenadores do mestrado em Engenharia de Materiais, os professores Alberto Ferro e José Paulo Farinha. A professora Amélia Almeida, coordenadora da licenciatura, não conseguiu estar presente na abertura, mas esteve no restante evento.

Esta iniciativa, que já mudou de nome e teve outros formatos, existe deste modo desde 2018.

De acordo com Eduarda Martins, coordenadora da MSM, este ano decidiram inovar, alterando a duração de um para dois dias. O plano inicial consistia em, para além de fazer workshops, dinamizar uma feira de empresas, mas tal não foi possível devido à falta de espaço para a realização da mesma; de modo a contornar o problema, aproveitaram as sugestões feitas pelos participantes em edições anteriores e aumentaram a duração, o que possibilitou a realização de workshops, e uma maior presença de empresas e de grupos de investigação.

Ao longo dos dois dias, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer diferentes áreas e saídas profissionais, assistir a palestras e uma mesa redonda, e participar em workshops. Uma das grandes preocupações da organização foi tentar escolher tópicos diversos, que os alunos do curso gostariam que fossem mais abordados: “Tivemos investigadores, empresas, pessoas que trabalharam em diferentes áreas e que vieram cá explicar-nos o seu percurso, os seus desafios em cada área, o que gostaram mais em cada área, o que não gostaram, o que é que se pode fazer”.

Esta diversidade de temas foi bastante notória na mesa redonda, em que os quatro oradores eram de áreas diferentes: indústria (na Autoeuropa), consultoria (na área de materiais naturais), investigação e docência aliada à investigação (em nanomateriais e em polímeros).

A coordenadora da MSM destacou a diminuição do número de participantes, comparando com a edição do ano anterior, motivando-a com a sobreposição de palestras com aulas. Outra das causas apresentadas para a fraca participação prende-se com a “falta de motivação das pessoas a quererem participar neste tipo de eventos”. A organização considera que o rácio de participantes possa ser semelhante aos outros cursos, mas em cursos pequenos, como Engenharia de Materiais, é mais visível pois, para o mesmo rácio, o número de pessoas é menor.

“Acho que é bom as pessoas começarem a interessarem-se por estes eventos, é importante querermos saber mais, vermos como é que estão os que passaram pelo que nós estamos a passar e como é que vamos ser úteis daqui a uns anos, quando acabarmos o curso. Em todos estes eventos, não só de materiais, é importante apelar à participação de todos.”