É Time2Talk: nova edição das Jornadas de Matemática protagoniza as suas aplicações 

Autoria: Catarina Curado (LMAC) e Laura Ildefonso (MMAC)

Após um ano de inatividade das recorrentes Jornadas de Matemática, o Núcleo de Matemática (NMATH) retorna revigorado com a primeira edição do evento Time2Talk. Realizado nos dias 5, 6 e 7 de março, o evento ofereceu workshops, roundtables, uma feira de empresas e palestras de investigadores e profissionais sobre as aplicações de matemática nas áreas de finanças, tecnologia quântica, ciência de dados e machine learning.

Para compreender as alterações face aos anos anteriores, o Diferencial entrevistou Sofia Órfão, presidente do NMATH e organizadora do Time2Talk. Enquanto estudante da Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação (LMAC), Sofia revelou sentir que as Jornadas de Matemática estavam aquém do seu potencial: “Eu fui às Jornadas há dois anos e senti que o maior problema foi tentar arranjar pessoas para irem às palestras e motivar a malta de matemática”. A reflexão sobre “que áreas é que possivelmente atrairiam mais gente” levou à decisão de focar o evento em vertentes mais aplicadas de matemática.

“Eu acho que as pessoas vêm para o curso e se calhar às vezes ficam um bocadinho enganadas com esta parte, [pois] acham que há muita matemática aplicada e depois levam com muitas cadeiras puras, então nós tentámos fazer um evento que era mais focado nas aplicações da matemática.”

O primeiro dia do evento foi dedicado à área das finanças. Pela manhã, o workshopOverview sobre a avaliação de risco na banca”, da Caixa Geral de Depósitos, abordou os diferentes tipos de risco a que o setor bancário está sujeito e o impacto dos mesmos na concessão de crédito, considerando fatores como o extrato bancário, as habilitações literárias e o emprego do cliente. À tarde, o workshop “Conta fácil – literacia financeira”, da Fidelidade, explorou conceitos fundamentais de educação financeira.

Já o segundo dia foi marcado por sessões dedicadas às tecnologias quânticas. Durante a manhã, a palestra “The revolution of quantum technologies”, apresentada pelo professor Yasser Omar, abordou os recentes avanços na área. De tarde, teve lugar o workshop IBM Quantum – State of the Union”, conduzido por Bruno Januário, embaixador e consultor da IBM, empresa líder no mercado da computação quântica. A sessão centrou-se nos pilares dessas tecnologias no contexto empresarial e no caminho que estão a seguir no setor.

Workshop IBM Quantum – State of the Union”. Fotografia: Catarina Curado

O segundo dia contou ainda com a roundtable “O papel dos matemáticos no mundo empresarial”, que contou com a presença de Pedro Martins Baptista (alumnus de LMAC e partner na Deloitte), Dora Leal (alumna de Matemática Aplicada à Economia e Gestão (MAEG) e diretora da equipa de risk consulting na EY), Joana Pereira (data scientist na JTA), Joana Oliveira (alumna de MAEG e macro quant scientist no BNP Paribas) e Pedro Ribeiro (especialista em atração e talento na Fidelidade). Durante a sessão, foram discutidas as competências matemáticas mais valorizadas pelas empresas, como o raciocínio lógico e a capacidade de aprendizagem, destacando-se também dados mais práticos, como o número de matemáticos contratados e o que é mais apreciado num currículo.

Durante a feira de empresas do Time2Talk, que teve lugar no átrio do Pavilhão Central, estiveram presentes várias empresas, como EY, Dolat Capital, Cofidis, Deloitte, JTA e Caixa Geral de Depósitos. Além disso, foram expostos múltiplos textos redigidos por alunos de matemática, que abordaram desde aplicações recentes da matemática a momentos e personagens históricas.

O terceiro e último dia foi dedicado aos conceitos de machine learning e data science. O professor Mário Figueiredo, na palestra intitulada de “Causal discovery from observations”, explorou o domínio de causa-efeito em matemática estatística e a dificuldade geral dos modelos atuais de IA em abordá-lo. À tarde, o evento retomou com o workshop “Aplicabilidade dos Modelos de Machine Learning na área financeira”, organizado pela Cofidis. Após um último coffee break, o professor Paulo Mateus encerrou o evento com uma palestra sobre “os desafios matemáticos nas tecnologias quânticas”, na qual, em tom de aula, apresentou dualmente o poder e as limitações dos algoritmos e dos computadores quânticos em áreas como a criptografia e as tecnologias de informação.

Leave a Reply