Autoria: Francisco Raposo (MEFT)
Com o parecer positivo de todos os órgãos consultivos do IST à proposta de alteração dos Princípios Enquadradores para a Reestruturação dos Cursos de 1º e 2º ciclo do Instituto Superior Técnico (PERCIST) do Presidente do IST, Professor Rogério Colaço, o próprio irá propor ao Conselho de Escola (CE) a sua aprovação.
O PERCIST é um documento de maio de 2019 que “estabelece as linhas gerais para a reestruturação de todos os cursos conferentes de grau de 1º e 2º ciclos do Instituto Superior Técnico (IST)”, tendo guiado a implementação, em 2021, do novo Método de Ensino e Práticas Pedagógicas (MEPP), conhecido por ter trazido para o Técnico o modelo de calendário escolar em 2 períodos por semestre, o fim dos mestrados integrados e a formação em Humanidades, Artes e Ciências Sociais (as cadeiras HASS). Agora, quase 6 anos depois, volta a ser discutido. Em particular, o Professor Rogério Colaço redigiu uma proposta de revisão em que propõe aumentar de 2 para 5 o número máximo de Unidades Curriculares (UC) com funcionamento de 14 semanas por semestre em cada curso, e aumentar de 4 para 5 o número total de UC a acontecer em paralelo. Esta alteração, funcionalmente, permitiria a cada departamento manter o regime de 2 períodos por semestre ou, no limite oposto, regressar ao regime puramente semestral.
Segundo a informação fornecida pelo Presidente do Técnico ao Diferencial, a sua proposta de revisão ao PERCIST recebeu o parecer positivo dos Presidentes de Departamento, dos Coordenadores de Curso, dos Delegados de Curso e da Assembleia de Escola (AE), após uma primeira fase de audição desses órgãos. De facto, de acordo com a ata da 2ª Reunião da AE de 2025, após uma apresentação de Rogério Colaço e as intervenções dos membros da AE, um parecer favorável da Assembleia de Escola foi proposto e aprovado por unanimidade.
A segunda fase de audição terminou com o parecer positivo, por unanimidade, do Conselho de Gestão, a 20 de março, como indica o email enviado à comunidade pelo próprio órgão, após ter também recebido pareceres favoráveis do Conselho Pedagógico (com 23 votos a favor e 1 contra) e do Conselho Científico (voto unânime).
No dia 7 de março, o parecer da Associação dos Estudantes do IST (AEIST) à proposta de revisão, “positivo com ressalvas”, foi aprovado em Assembleia Geral de Alunos (AGA), num plenário que contou com a presença, por convite do Presidente da Mesa da AGA, do Presidente do Técnico, para perguntas e esclarecimentos sobre o documento.
Após estes pareceres positivos, Rogério Colaço irá agora propor ao CE a aprovação da revisão ao PERCIST, sendo que o “Cronograma de implementação” da revisão indica que tal deverá acontecer até ao final do mês de março ou em abril.